Dia a dia do Jardim


O dia no Jardim é preenchido por atividades dentro de sala, ou seja mais recolhidas ou concentradas, e fora de sala, ou mais expansivas e relaxadas. 
A organização das brincadeiras, das artes e das atividades principais tem por finalidade harmonizar as crianças, criando o que chamamos, na Pedagogia Waldorf, de respiração ou ritmo. Ora estamos inspirando, ora estamos expirando, alternando de maneira sadia a concentração e o relaxamento! 

Brincar dentro




Hora do Lanche


O lanche é preparado pelas professoras, dentro da própria sala do Jardim, muitas vezes com a ajuda das crianças. Eles preparam o pão, o bolo, cortam as frutas, descascam legumes... Enfim, vivem a preparação das refeições como se estivessem próximos à cozinha de casa.



Higiene pessoal e limpeza


As crianças participam da harmonização da sala, da limpeza e são estimuladas a terem autonomia nos cuidados consigo mesmas.


Brincar fora


Diariamente as crianças vão para o quintal, onde se misturam com terra, areia, água e brinquedos. Brincam e correm livremente em um espaço com muita natureza.




Nos primeiros sete anos de vida, educar é permitir a criança seu desenvolvimento. Os sentidos são janelas para o mundo do nosso corpo, para o mundo da natureza e meio ambiente e para o mundo da outra pessoa. Estes primeiros anos da vida na criança são fortemente ligados ao desenvolvimento físico, motor, à conquista da coordenação, do próprio corpo e do “estar no mundo”. Por isso, o brincar é de fundamental importância.

Brincando a criança imita o mundo que a cerca, recriando o que vivencia do mundo do adulto e aquilo que capta com seus sentidos. Assim devemos estar muito atentos a que ambiente expomos a criança.
O trabalho realizado no Jardim de infância é norteado por esta compreensão.

 A professora acolhe as crianças como em uma casa de muitos filhos, onde todos têm sua participação. As atividades são organizadas de forma rítmica (na semana, no mês, no ano) e assim promovem saúde e hábito nas crianças, dão segurança e buscam desenvolver os sentidos.

O ambiente da sala é acolhedor, ornado de forma simples e natural, os brinquedos oferecidos foram confeccionados de forma artesanal e com materiais naturais, sua simplicidade abre espaço para a criatividade das crianças.

No ritmo semanal as crianças vivenciam as seguintes atividades principais:

Desenho de giz de cera
Trabalhos Manuais
Pão
Aquarela
Modelagem ou Culinária
Música



Trabalhos manuais

Semanalmente as crianças com mais de 4 anos realizam trabalhos manuais com lã. Os menores muitas vezes assistem, ou brincam, mas sempre vivem com reverência este momento das "crianças grandes", e aguardam o dia em que suas mãos serão grandes para poderem trabalhar a lã.





Pão

Na quarta-feira a atividade principal é confeccionar o pão que será o lanche do dia seguinte. Todas as crianças participam de todo o processo do feitio até o pão ir para o forno. 





Aquarela

Também é uma atividade semanal, para as crianças "grandes" - a partir de 4 anos.
Ao som do Kântele, o pincel desliza no papel. Usando apenas cores primárias, o azul, o amarelo e o vermelho, as crianças vivenciam a pureza dos pigmentos e suas combinações.





Modelagem


Esta atividade principal é a mais flexível, é neste momento que as professoras aproveitam para explorar novas técnicas e potencialidades a partir da época que está sendo vivenciada. Na época da páscoa, por exemplo, as crianças mais velhas, fizeram lindas borboletas para enfeitar a sala, com a técnica de feltragem molhada. 


Música

As crianças mais velhas da turma, chamadas de Reis e Rainhas, têm aula de Kântele. O Kântele é  um instrumento originário da Finlândia, com afinação pentatônica, combina perfeitamente com o momento de desenvolvimento físico e espiritual da criança pequena, momento este que se estende até os 8 anos.  Steiner o inseriu na pedagogia Waldorf utilizando seu potencial sonoro para a iniciação musical, na educação do ouvido, como auxílio para canto e na afinação da voz. O Kântele abrange aspectos que atuam na organização física e orgânica do ser humano, sem exigir da criança sobrecarga em seu intelecto.



3 comentários:

  1. Parabéns a todos envolvidos nesta criação da Escola. Parabéns as criadoras do Blog. Fico feliz de meus príncipes estarem participando de um Projeto tão bom,
    onde eles brincando vão criando e aprendendo. Com certeza serão os cidadãos que queremos. Tou aqui torcendo e no que for possível,contribuindo.

    ResponderExcluir
  2. Amigos só felicidade poder estar neste jardim!!!!

    ResponderExcluir
  3. os pais podem morar neste espaço? como se dá o pagamento dessas despesas com as crianças e com o corpo docente?

    ResponderExcluir